top of page

Sono dos bebês: Bebê dorme noite inteira x acorda várias vezes na noite


É inevitável ler essa frase e alguma mãe que habita no planeta terra, não se sentir atraída, enfeitiçada, para alcançar alguma estratégia de melhora do sono do seu filho, não é mesmo?

Muitas mulheres quando ficam grávidas não imaginam a quantidade de informações que a maternidade nos leva a processar em tão pouco tempo: amamentação, cuidados com bebê, vacinas, cólicas, massagens, cursos e mais cursos que são oferecidos, com diversas informações de várias áreas, onde nos é apresentado um mundo enorme e delicado (mundo do bebê) que se insere dentro de um outro mundo completamente oposto e muitas vezes prático (mundo dos adultos). Isso leva muitos papais e mamães a ficarem ansiosos e, muitas vezes, bem cansados.

Mas nada melhor do que a vivência e um dia após o outro para descobrirmos que tudo passa, tudo vai se encaixando, as informações e acesso a vários profissionais estão cada vez mais fáceis.

E que bom que podemos ajudar tantas mulheres nessa fase mágica que é a de maternar.

Mas tem um assunto que ainda é pouco falado e as vezes até polêmico, mas que a maioria das mães sofre com isso e se acostuma com tal situação: o bebê que não dorme bem. Caso seu filho tenha dificuldade para iniciar ou manter o sono, sonolência diurna excessiva, quadros comportamentais bizarros, distúrbios do humor, provavelmente está passando por privação de sono. Esses sintomas podem se estender por toda a família, muitas vezes deixando a mãe cada vez mais cansada, estressada, com dificuldades no trabalho, e até mesmo atrapalhando a vida conjugal.

Com tantas informações que temos para processar, muitas vezes negligenciamos o sono, fazendo com que uma cascata de consequências aconteçam ao bebê e sua família. O sono para os adultos é questão de sobrevivência e para os bebês é uma questão de desenvolvimento e até mesmo imunidade.

Mas o que leva o bebê a acordar a noite inteira?

O bebê precisa sentir segurança, principalmente na hora de dormir. A cabeça dos pequenos funciona assim: “mamãe é minha segurança, o que mamãe dá para mim, me faz feliz e seguro”.

O cenário mais comum (dentre várias situações existentes), por exemplo, é o bebê que acorda de hora em hora para mamar no peito. Essa situação relata a associação do ato de dormir (estar seguro) ao peito da mãe, e a mãe sofre acordando de hora em hora, mas acredite: seu bebê também sofre com essa dependência.

E por que ele acorda? Será fome? A maioria das “mamadas” é simplesmente porque ele só conhece essa forma de se sentir seguro, não estando relacionada a uma fome real (identificar isso é importante).

O que nós consultoras do sono ensinamos para os pais que nos procuram, é saber usar todas as ferramentas disponíveis para acalmar seu bebê e fazer com que ele sinta-se cada vez mais seguro para uma noite de sono tranquila, fazendo a dissociação do dormir ao peito, por exemplo (caso acima citado), ensinando o bebê a dormir sem a dependência extrema da presença da mãe ou pai.

O que ocorrerá é que fatalmente o pequeno acordará cada vez menos e, se acordar, volta a dormir sozinho, até chegar no ponto de não acordar mais de tão confortável que está.

Sendo assim, é importante lembrar que desenvolvemos nosso trabalho acolhendo o bebê nas suas necessidades, com a técnica da repetição, e não deixando ele chorar no berço.

Junto a isso trabalha-se a rotina, que é uma das melhores formas do bebê sentir-se seguro e feliz, porque diminui a ansiedade de separação dos pais e também de qualquer fato que venha a acontecer e ele não tenha conhecimento, exatamente porque não teria a rotina.

Por Camila Aguiar

Mulher Viva, Enfermeira, especialista em sono infantil e amamentação.

Docente em saúde da mulher da Universidade Federal Fluminense.

Fundadora e coordenadora do instituto Gestando Ideias

***

Falaremos disso e muito mais no nosso Workshop de Sono Infantil do dia 19/10, inscreva-se!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
bottom of page