Yoga para Gestantes - Conexão com a Vida

January 12, 2017

 

Você já parou para pensar que o nosso corpo de Mulher Viva é também manifestação da Mãe Natureza? Traz a marca registrada da exuberância do Poder de Criação. E o que dizer do corpo de uma mulher grávida? Gostamos de pensar e dizer que toda mulher grávida é o próprio milagre da vida!

 

Cada momento tem o seu encanto ao longo da vida, mas nenhum é tão encantador como gerar outra vida dentro de si. E é fantástico o que o corpo da Mulher Viva faz para adaptar-se aos desafios dessa fase tão sublime. E para tal, nesse processo de gerar uma vida, acolher o outro e cuidar de si, do próprio corpo, de maneira saudável e equilibrada, podemos integrar a yoga para gestantes nesses cuidados gestacionais.

 

Como a prática de Yoga na gestação beneficia a Mulher?

 

A prática de yoga ensina a grávida a escutar o próprio corpo, por isso é uma ótima aliada para mulher, preparando o corpo para o parto junto ao fortalecimento do campo físico e psíquico para tantas mudanças naturais da gestação.

 

Há um trabalho específico da região pélvica que proporciona força e elasticidade para o parto normal. Além disso, facilita a respiração consciente, o fortalecimento muscular e articular, a consciência das possibilidades e condicionamentos corporais, a reatividade positiva diante do medo, das contrações e dos puxos do período expulsivo.

 

A Yoga durante a gestação também evita e previne sintomas específicos da gravidez, como: desequilíbrio gerado pela alteração do centro de gravidade; falta de ar pela compressão uterina do diafragma – músculo que colabora com a expansão da caixa torácica para que os pulmões possam expandir-se; dores nas costas devido à hiperlordose gestacional; má circulação e inchaço graças ao aumento da volemia e estase sanguínea consequente a alteração do retorno venoso; e prisão de ventre, por causa de várias alterações, inclusive pela presença da progesterona e do aumento do volume uterino.

 

Torna-se um momento único entre a mulher e o bebê, mas o pai também está convidado e é bem-vindo às aulas, afinal sua companheira e seu filho precisam e merecem apoio do parceiro e do papai nesse momento tão delicado e especial. Mesmo em sua vida intrauterina, o bebe recebe o beneficio do equilíbrio emocional e energético proveniente da mamãe a cada aula de yoga.

 

A mulher entra em contato com o seu corpo, através de posturas especificas para cada trimestre gestacional, sendo os respiratórios (pranayamas) de grande relevância, pois ampliam sua capacidade de relaxar. O relaxamento é uma das técnicas mais importantes, que toda Mulher Viva, gestante ou não, precisa e merece aprender e exercer com sabedoria. O aprendizado das técnicas de respiração e relaxamento auxilia na hora do parto, conduzindo de maneira natural o sistema nervoso central a trabalhar a nosso favor.

 

Graças à agitação do mundo moderno, muitas mulheres não se dão ao direito de relaxar para dar conta de vários papeis e atividades assumidas, o que leva ao desequilíbrio físico e mental, dores, estresse, cansaço, insônia, obesidade, doenças variadas. Todavia, com a liberação do corpo para níveis profundos de relaxamento, ocorre um aumento da capacidade do nosso sistema imunológico e neuroendócrino de produzir neuro hormônios e células de defesa favoráveis ao organismo.

 

Até aqui falei um pouco dos inúmeros benefícios para a Mulher. Mas e o bebê?

 

O bebe desde sua fase intrauterina também recebe todo o fluxo vibracional harmonioso que cada aula de yoga proporciona. Outro beneficio valioso para o bebe é o contato com os sons entoados pelas mães. O yoga do som é um momento de profunda união entre a mulher e seu filho.

 

 

 

Dani Pinheiro

Mulher Viva, Mãe de dois meninos, nascidos de parto natural, Educadora Física, Professora de Yoga para Gestante, Terapeuta do Sagrado Feminino.

 

Luciana Lopes Lemos

Mulher Viva, Mãe, Médica Ginecologista Holística, Obstetra Humanizada, Terapeuta Homeopata, Guardiã do Ventre.

 

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