Roda de Conversa sobre Parto Humanizado na Virada Sustentável - como foi?

June 17, 2017

Hoje faz uma semana que encontrei com Mulheres Vivas e suas famílias na Praça Xavier de Brito, na Tijuca, para uma roda muito especial: um bate-papo sobre Parto Humanizado, que fez parte das ações da Virada Sustentável no Rio de Janeiro.

 

Como sempre, foi maravilhoso estar com essas mulheres fortes, cheias de histórias e emoções para compartilhar! Foi tão especial que prefiro que elas mesmas contem um pouco do que sentiram e viveram, veja abaixo alguns depoimentos que recebi:

 

"Fui participar da roda sobre parto humanizado para prestigiar a doutora Luciana, já que achava que seria um encontro mais de informação e a informação eu meio que já tinha. Mas foi um encontro de troca de experiências muito enriquecedor entre pessoas vibrando na mesma energia de buscar tornar o nascimento um momento de puro amor e respeito. Foi uma troca linda que me fez ter ainda mais certeza do caminho escolhido. Um encontro de falas emocionadas e emocionantes. Muita gratidão por ter a doutora Luciana cuidando da gente."

 

Marcela de Holanda

 

***

 

"É preciso uma aldeia para educar uma criança, esse provérbio africano têm estado presente em nossas mentes nesse finalzinho de gestação.

 

O fato é que as coisas mais ancestrais como sentar em roda e conversar têm nos saciado e nos alegrado na certeza de que não estamos sozinhos nessa jornada. Essa é talvez a maios preocupação de pais de primeira viagem, a solidão de não saber o que fazer. 

 

Momentos como a roda de conversa sobre parto humanizado na Virada Sustentável nos fortalecem, não porque nos trazem certezas absolutas de como fazer, mas porque deixam leves as perguntas que permanecem. Não existem respostas prontas, nem para um procedimento cirúrgico como a Cesariana, foi isso que aprendemos, inclusive a cesária pode ser um ato humanizado e amoroso, desde que respeite o sutil presente no momento. 

 

Foi lindo ouvir as vozes de pais, mães e avós sobre o momento do nascimento, foi intenso perceber os dissensos e se contrapor a outras opiniões, mas acima de tudo foi bom saber que estamos num mesmo barco que nos leva a uma humanidade mais justa e amorosa que pode renascer a cada nova concepção, gestação e nascimento.

Namaste." 

 

Talita Matos 

 

***

 

"Fui convidada pela doutora Luciana Lemos, quem eu considero um anjo que foi colocado na minha vida, para participar desta Roda. Confesso que fui ao evento esperando algo totalmente diferente, como se fosse uma palestra ao qual ela falava detalhes sobre o processo do parto humanizado e que as pessoas perguntassem quando tivessem dúvidas. Mas o que aconteceu foi algo muito melhor, ocorreu uma troca de experiências "não humanizadas" que vieram carregadas de uma emoção muito forte, que foi sentida por todos os presentes. Pessoas que nunca haviam se conhecido compartilhando do seu sentimento e chorando com e por você. Acabamos por aprender sobre "humanização" de nós mesmos e não só do parto. Ainda recebi uma enorme dádiva de uma Doula chamada Kátia, que conduziu uma despedida de barriga pra mim, que já estou com 37 semanas de gestação, e que foi acompanhada por todos da roda me acalentando com palavras de carinho e que terminou com um belo discurso da Dra Lu para a minha pequena Ana Júlia, já tão amada. Queria agradecer a cada um dos que estavam presentes e dizer que o rosto de todos ficou gravado em minha memória. Muito obrigada mesmo por um dia tão especial!"

 

Tais Lima

 

***

 

"Foi um encontro muito especial. Muitos depoimentos de pessoas indignadas com o desrespeito recorrente à parturiente, aos bebês e aos familiares observado pelos participantes em diversas ocasiões.  

 

Muito bom ver tantas pessoas preocupadas com a dignidade deste momento único que é o parto. 

 

Uma troca enriquecedora e emocionante. 

 

Obrigada pela oportunidade de participar."

 

Laura

 

 

Gratidão a todas pelas palavras lindas e pela participação!

Veja o registro desse emocionante encontro:

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Depoimento: Mariana Lima

May 21, 2020

1/2
Please reload

Posts Recentes

January 29, 2020

January 2, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags